Programa é o único brasileiro presente da lista dos melhores MBAs “full-time” do mundo do jornal britânico “Financial Times”
Único programa executivo brasileiro presente na lista dos melhores MBAs “full-time” do mundo do jornal britânico “Financial Times”, o mestrado do Coppead, instituto de pós-graduação e pesquisa em administração da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), está com inscrições abertas para a próxima turma até o dia 14 de outubro. São 18 meses de aula em tempo integral que dão ao aluno um título de mestrado ao fim do programa, o que dá ao curso uma equivalência aos programas de MBA americanos.
Gratuito, por ser ligado à uma universidade pública, a UFRJ, o MBA do Coppead apareceu na 51ª posição do ranking do “FT” este ano, uma recuperação em relação aos dois anos anteriores – em 2011 ficou fora da lista e em 2010 ocupou a 65ª colocação.
De acordo com o ranking do “FT”, os executivos formados pelo Coppead têm um salário médio de US$ 110.103 três anos após a conclusão do curso. O valor representa, em média, um aumento de 151% na remuneração que eles tinham antes de entrar na escola.
Para ingressar no mestrado do Coppead, é preciso ter domínio de português e inglês e enfrentar uma concorrência que, para a turma que começou o curso este ano, ficou em 2,6 candidatos por vaga. No total são 50 vagas abertas para a classe de 2013.
Na primeira etapa do processo de seleção, os interessados fazem um teste da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Administração (Anpad). Para os estrangeiros a escola exige GMAT e Celpe-Bras, que atesta proficiência em língua portuguesa. Passada a primeira fase, os candidatos fazem provas discursivas de português, inglês e métodos quantitativos, que envolve soluções de problemas. Além dos resultados das provas e das notas alcançadas nos testes, o processo de seleção também avalia a experiência profissional do candidato.
As aulas, ministradas no Rio de Janeiro, começam em 28 de janeiro de 2013.