segunda-feira, 18 de junho de 2012


INFORMAÇÕES GERAIS
Local: Centro de Convenções da UNICAMP
Data: 20 de Junho de 2012
Horário: Das 9h às 17h

Informações Adicionais:
Secretaria de Eventos – FE/UNICAMP
eventofe@unicamp.br
SOBRE O EVENTO
A preocupação com a pessoa do professor é central na reflexão educacional e pedagógica. Sabemos que a formação depende do trabalho de cada um. Sabemos também que mais importante do que formar é formar-se; que todo o conhecimento é autoconhecimento e que toda a formação é autoformação. Por isso, a prática pedagógica inclui o indivíduo, com suas singularidades e afetos.” Antonio Nóvoa.
É inquestionável o fato de que no Brasil a profissão de professor vem passando por um imenso desgaste. As condições materiais, salariais e de infraestrutura para o seu trabalho foram arruinadas pelos governos e, no presente momento, luta-se até mesmo para que muitos estados da Nação façam jus ao pagamento do piso salarial do magistério, hoje valendo R$1451,00. A imagem dessa profissão é de desprestígio e indignidade e não é à toa que a busca por cursos de formação de professores caiu mais de 58 % nos últimos sete anos (cf. Carta Capital, Carta da Escola, 09/04/2012 - http://www.cartacapital.com.br/carta-na-escola/quem-quer-ser-professor/, acesso em 09/04/2012).
Some-se ao solapamento institucional da escola, o exponencial crescimento da complexidade do fenômeno educativo, a diversidade das crianças que ascendem aos bancos escolares, a alta velocidade das inovações tecnológicas e os múltiplos dilemas morais que enfrentamos no momento presente. Vivemos em tempos marcados pela instabilidade e pela incerteza.
Em meio a esse redemoinho de dilemas, tentando coerência e equilíbrio, o professor se esforça para atribuir sentido ao trabalho docente e à sua existência como pessoa. Procura, através de diferentes meios e procedimentos, estabelecer ou reinventar um sentido para a escola e para a sua própria vida, tanto do ponto de vista ético quanto cultural.
Este fórum tem como objetivo pensar e discutir a pessoa do professor – um ser humano unido dinamicamente pela razão e emoção. Utilizando o paradigma de Antonio Nóvoa para representar a identidade do professor (pessoa, técnico e membro da organização escolar), pretendemos debater aqueles aspectos mais diretamente relacionados com o seu equilíbrio interior e saúde emocional. Ao mesmo tempo, subjacente ao esforço de combater a autodepreciação e o mal-estar do magistério através das diferentes exposições, o seminário pretende instalar uma atmosfera que propicie confraternização, empatia e sensibilização.
OBJETIVOS
Este evento propõe-se aprofundar o conhecimento a respeito da identidade do professor enquanto pessoa. Pretende ainda
  • Apontar ou sugerir caminhos que levem a um robustecimento de suas emoções dentro do seu contexto de relacionamentos;
  • Apresentar atividades de “arejamento”, voltadas para a revitalização dos sentimentos e afetos;
  • Proporcionar, através de livraria no local, o conhecimento de livros e outros produtos que se relacionam com tema do fórum, aproximando os participantes dos expositores e animadores.
PROGRAMA
09h00 – Abertura 
Carmen Zink Bolonhini - Assessora da Coordenadoria Geral da Universidade
Luiz Carlos de Freitas – Diretor da Faculdade de Educação da Unicamp
Cecília de Godoy Camargo Pavani - Departamento de Educação da RAC
Antonio Carlos Amorim – Presidente da ALB
Ezequiel Theodoro da Silva – ALLE FE/Unicamp, Portal Leitura Crítica e Coordenador do Evento
09h30 – 10h30 - Palestra
"Os sentidos do corpo e o corpo dos sentidos"
Palestrante: Eliana Kefalás Oliveira, Docente da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Alagoas - UFAL
Moderadora: Gabriela Fiorin Rigotti, Doutoranda FE- ALLE
10h30 – 11h00 – Intervalo para Café
 Feira do Livro da ALB e CDs Ungambikkula
11h00 – 12h00 – Palestra
"Afetar"
Palestrante: Luiz Roberto Mondino, Psicólogo com especializações na área da Somatopsicologia e membro da Sobrapa
Moderadora – Maria das Dores Mazziero, Doutoranda FE - ALLE
12h00 – Intervalo para Almoço
14h00 – 14h30 - Performance
"Trocando papéis por uma educação transformadora"
Márcia Strazzacappa, Laborarte FE-Unicamp
14h30 – 15h30 - Palestra 
"A importância do equilíbrio essencial nos seres para a saúde pessoal e a melhoria da qualidade nas relações humanas"
Palestrante – Isabel Romanello, Terapeuta de harmonização pessoal
Moderadora: Iris Filomena Mendes de Oliveira, Mestranda FE-ALLE
15h30 – 17h00 - Palestra 
"Percepção: a pedra fundamental da ética"
Palestrante - Pavitra Shakti Shankar, Presidente da Cooperativa Ungambikkula, terapeuta transpessoal e músico
Moderador – Ezequiel Theodoro da Silva, Colaborador voluntário FE-ALLE
17h00 - Encerramento
ORGANIZADORES:
FE - Faculdade de Educação    
A organização deste Fórum está sob a responsabilidade do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Alfabetização, Leitura e Escrita (ALLE), com o apoio do Portal Leitura Crítica, sob o comando do Professor Ezequiel Theodoro da Silva.  O Grupo ALLE foi criado no final de 1998. É um espaço para a aglutinação de pesquisadores, professores e estudantes de graduação e pós-graduação, interessados na pesquisa e reflexão sobre questões relacionadas à leitura e escrita na sociedade brasileira. Desenvolve trabalhos em duas grandes linhas de pesquisa: Sociedade, Cultura e Educação e Ensino, Avaliação e Formação de Professores.
Site do ALLE - http://www.fe.unicamp.br/alle/ 
Portal LEITURA CRÍTICA - http://www.leituracritica.com.br/
Apoio: Cooperativa Cultural Ungambikkula
http://www.ungambikkula.com.br/
ALB – ASSOCIAÇÃO DE LEITURA DO BRASIL      
A ALB – A Associação de Leitura do Brasil é uma sociedade científica sem fins lucrativos; legalmente instituída desde novembro de 1981, em Campinas. É um espaço
privilegiado de análise e crítica das condições de leitura no país e lugar de luta pela efetiva garantia do exercício da cidadania pela maioria excluída. A ALB congrega todas
as pessoas que estão interessadas no estudo e discussão de questões relativas à leitura – pesquisadores, professores de todos os níveis, estudantes universitários, bibliotecários,
jornalistas, editores, livreiros, historiadores etc. Prioritariamente suas ações são: a realização de Congressos, dentre os quais se destaca o COLE (Congresso de Leitura do
Brasil), bianualmente na UNICAMP, e o Seminário Nacional “O Professor e a Leitura do Jornal”, o estímulo à organização e implantação de grupos regionais de estudos e
pesquisas, apoiando seus trabalhos e facilitando a troca de experiências; a dinamizaçãoda Roda de Pesquisadores da ALB, a publicação de livros, revistas, cadernos e boletins,
nos quais não apenas se expressam os pontos de vista da ALB, mas os dos estudiosos dos temas.
Site da ALB: http://alb.com.br
RAC – REDE ANHANGUERA DE COMUNICAÇÃO 
A Rede Anhanguera de Comunicação é constituída por um complexo multimídia que envolve os jornais Correio Popular e Diário do Povo, Notícias Já, a Revista Metrópole, Gazeta do Cambuí, Gazeta de Piracicaba, Gazeta de Ribeirão, o portal Cosmo /on line/ e a Agência Anhangüera de Notícias, além da empresa Grafcorp. Atende a um mercado de mais de cinco milhões de consumidores que tem Campinas como cidade principal. Desde 1992, através de seu Departamento de Educação, desenvolve o programa Correio Escola, pioneiro no Estado de São Paulo, promovendo o prazer da leitura em salas de aula mediante o uso de jornais.
Sites da RAChttp://www.rac.com.br  e http://www.cosmo.com.br/
INSCRIÇÕES ABERTAS
"Fórum Permanente de Desafios do Magistério"
Para realizar sua inscrição, acesse o link: http://foruns.bc.unicamp.br/
e cadastre-se.

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