sábado, 12 de novembro de 2011

Cuidados ao fazer um currículo

O currículo é o registro da sua história profissional, a sua propaganda. É a primeira impressão que a empresa tem do candidato e pode, sim, ser eliminatório, bem como pode abrir portas e oportunidades. É por isso que se deve valorizar este documento, refletindo antes de elaborá-lo e o fazendo de forma atenta e cuidadosa, salientando suas habilidades e realizações.
Ele deve refletir a sua personalidade, deve mostrar ao recrutador a sua maneira de ser e o seu perfil. Você deve estar seguro e confiante de que aquele currículo mostra além do seu histórico profissional, que ele o reflete e o identifica. Além disso, ele deve despertar curiosidade em quem está lendo, tem que ser comercial e chamar a atenção, fazendo com que o recrutador tenha interesse em lhe conhecer melhor.
A prática mostra diversas dificuldades na elaboração de currículos, mas os erros mais comuns são: digitações fora do padrão (página inteira sem parágrafos, cópia pouco legível, textos inteiros em maiúsculas, cores exageradas, corpo do texto ou muito grande ou muito pequeno), apresentações e textos estranhos (pastas coloridas e floridas, desenhos, balões de texto, fotos horríveis, fotos sedutoras, apresentações humorísticas, mensagens íntimas na carta de acompanhamento, frases de efeito, colocações jocosas, informações desnecessárias, erros de português, etc.). Colocar a pretensão salarial também pode ser considerado um risco, o interessante é estar aberto à negociação. O currículo deve ser apresentado de forma limpa, clara, objetiva e compreensível.
Para não errar no currículo é interessante respeitar os padrões existentes, pois estes foram criados para que a linguagem entre empresa e candidato fique clara e coesa. Uma boa idéia é pedir para alguém mais experiente e da sua confiança para que avalie o seu currículo depois de pronto. As informações contidas devem ser todas verdadeiras, pois serão verificadas na hora da entrevista.
O mercado de trabalho mudou e hoje se valorizam os currículos que evidenciam habilidades, conquistas e experiências de forma objetiva. Não importa se a sua vaga é para vendedor ou para gerência, a regra é a mesma. Um bom currículo deve ser constantemente atualizado, escrito com um bom português e deve fazer você se destacar dos demais.
É essencial enfatizar qual é o seu objetivo, sendo específico e apontando suas expectativas. No objetivo é necessário constar a área que pretende atuar e jamais o cargo. Visto que o cargo pode mudar de nomenclatura de empresa para empresa e isto restringiria as suas oportunidades. O que está descrito no currículo tem que estar de acordo com o objetivo, dando menos atenção ou não colocando aquelas experiências que fogem a sua meta.
O currículo deve ser breve, no máximo duas páginas, hoje em dia três páginas já é considerado extenso. Se a sua relação de empregos é muito grande, mencione os últimos cinco empregos de sua carreira ou os cinco mais relevantes para o seu objetivo.
As referências não devem estar incluídas no seu currículo. Uma idéia é imprimir e levar na entrevista e, caso seja solicitado, fornecer ao entrevistador.
Se você ainda tiver dúvidas, consulte um especialista na área de gestão de pessoas para lhe auxiliar. Este profissional poderá lhe fornecer macetes para que o seu currículo se destaque dos demais. Lembrando sempre que esta é a sua porta de entrada para uma empresa e, por isso, o currículo deve ser bem estruturado para alavancar suas chances de recolocação no mercado. 

Um comentário:

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