CARTA DE APRESENTAÇÃO , CURRÍCULO E ENTREVISTA
INTRODUÇÃO
Deve utilizar este instrumento quando tiver conhecimento de uma oferta de trabalho que se aproxime do seu perfil profissional e que decida que lhe interessa. Nesse caso para contatar com a pessoa ou entidade deve enviar-lhe o seu currículo acompanhado por uma carta de apresentação.
A carta de apresentação é um instrumento que permite contatar a empresa, conhecer e evidenciar o que no seu currículo é mais relevante para o desempenho do posto de trabalho a que se candidata e os objetivos que pretende atingir.
OBJETIVOS
Com a carta de apresentação você pretende:
Deve utilizar este instrumento quando tiver conhecimento de uma oferta de trabalho que se aproxime do seu perfil profissional e que decida que lhe interessa. Nesse caso para contatar com a pessoa ou entidade deve enviar-lhe o seu currículo acompanhado por uma carta de apresentação.
A carta de apresentação é um instrumento que permite contatar a empresa, conhecer e evidenciar o que no seu currículo é mais relevante para o desempenho do posto de trabalho a que se candidata e os objetivos que pretende atingir.
OBJETIVOS
Com a carta de apresentação você pretende:
- Chamar a atenção do representante da empresa
- Despertar o seu interesse para o que expõe
- Despertar o interesse do empregador por você
- Conseguir uma entrevista pessoal
TIPOS
Em função dos objetivos que procura, podemos distinguir entre:
Em função dos objetivos que procura, podemos distinguir entre:
- Resposta a uma oferta concreta (imprensa, rádio, televisão).
- Apresentação da sua candidatura espontânea a uma empresa (auto candidatura).
- Atualização dos dados do seu currículo.
BREVES CONSELHOS
- Dirija à pessoa responsável ou ao departamento responsável pela gestão dos recursos humanos.
- Envia-a impressa. As cartas manuscritas deixaram de ser usadas. No entanto, se a solicitarem manuscrita cuidado a letra.
- Utilize o mesmo tipo de papel (formato A4) para a carta de apresentação e para o currículo. De preferência não utilizes mais do que uma folha.
- Cuide especialmente da redação, a ortografia e a apresentação. O estilo deve ser conciso, breve e profissional. Utilize um tom positivo.
- Se a carta responde a uma oferta inclua a referência da mesma.
- Lembre que a carta é o seu cartão de visita e que se destina a descrever brevemente o que sabe fazer e o que pretende
ESTRUTURA
Referência do
anúncio
Dados pessoais
Dados da empresa
Data
Estimado Sr/a X:
Refere a oferta ou candidatura para que se apresenta
Assinale os seus elementos formativos e profissionais mais relevantes para o posto de trabalho em questão
Evidencie as suas características pessoais e indique o seu objetivo ( fazer parte do processo de seleção ou participar numa entrevista)
Despedida
Nome e assinatura
A ENTREVISTA
Refere a oferta ou candidatura para que se apresenta
Assinale os seus elementos formativos e profissionais mais relevantes para o posto de trabalho em questão
Evidencie as suas características pessoais e indique o seu objetivo ( fazer parte do processo de seleção ou participar numa entrevista)
Despedida
Nome e assinatura
A ENTREVISTA
1. -
INTRODUÇÃO
É uma parte importante do processo de seleção. Faça a introdução depois de enviar o currículo e a carta de apresentação.
Na entrevista procure deixar claro suas competências, características profissionais e pessoais, e, portanto, a sua adequação ao perfil da vaga oferecida.
Durante a entrevista tanto o entrevistador como o entrevistado devem certificar-se se o posto solicitado se adéqua ao interesse de ambas as partes.
2. - OBJETIVOS
É uma parte importante do processo de seleção. Faça a introdução depois de enviar o currículo e a carta de apresentação.
Na entrevista procure deixar claro suas competências, características profissionais e pessoais, e, portanto, a sua adequação ao perfil da vaga oferecida.
Durante a entrevista tanto o entrevistador como o entrevistado devem certificar-se se o posto solicitado se adéqua ao interesse de ambas as partes.
2. - OBJETIVOS
A
entrevista vai permitir:
- Demonstrar quesua candidatura é a mais adequada para desempenhar o posto de trabalho
- Obter informação acerca da empresa, do posto de trabalho e das funções e tarefas do mesmo
- Conseguir o posto solicitado.
3. - TIPOS DE
ENTREVISTA
Não
existe um modelo standard de entrevista embora possamos, em função
da sua estrutura, diferenciar três tipos:
- Diretiva: em que o entrevistador dirige a entrevista para os assuntos que pretende conhecer
- Não diretiva: normalmente são feitas poucas perguntas e muito genéricas. A valorização baseia-se na tua capacidade de expressão, de organização das respostas e de relacionar os diferentes temas entre si.
- Mista: É a fórmula mais habitual; são nela misturadas as características dos dois tipos anteriores.
4.- CONSELHOS BREVES
- Prepara a entrevista e revê os seus objetivos profissionais
- Memoriza claramente todos os seus dados acadêmicos e profissionais uma vez que, normalmente, o entrevistador faz perguntas sobre eles.
- Informe-se previamente sobre a empresa (setor, atividade, produto, faturamento …) e, se for possível, visita-a antes; tenta contatar com alguns dos seus empregados.
- Durante a entrevista procura não estar nervoso nem impaciente; procure, na medida do possível, estar relaxado.
- Procura mostrar confiança em você mesmo. Adote uma atitude cordial.
- Ainda que mantendo o seu estilo, o seu aspecto físico deve procurar estar de acordo com o posto pretendido
- Vá à entrevista só, para não transmitir uma sensação de insegurança. Lembre que o candidato ao posto de trabalho é você
- Seja pontual. Chegue à entrevista com tempo suficiente, pelo menos com 15 minutos de antecedência
- Nunca responda com monossílabos. Desenvolva as suas respostas com argumentos suficientes
- Trate a pessoa que lhe entrevista por Senhor, salvo se ela sugerir que a trate por você
- Ouça atentamente as perguntas e pense nas respostas. Não responda imediatamente. Procura ser claro e conciso nas suas respostas.
- Mostra uma atitude positiva.
- É conveniente cumprimentar no final da entrevista; aperte firmemente a mão.
- Se tem alguma dúvida em relação à empresa , tente esclarecê-la
- Não fale mal de empresas, chefes ou companheiros dos seus locais de trabalho anteriores. Evidencia as suas características e experiências positivas.
- Demonstra o seu interesse e motivação relativamente ao posto de trabalho a que se candidata.
- Se não possuir experiência laboral evidencie a sua vontade aprender. Refere os aspectos da sua formação que se relacionam com o posto de trabalho em questão.
- Na entrevista é tão importante a comunicação verbal como a não verbal ( gestos, cumprimentos, comunicação visual com o entrevistador, …).
- Se lhe fizerem perguntas de tipo pessoal e privado procure não reagir agressivamente. Responda de forma discreta e prudente.
- No final da entrevista pergunte qual é o passo seguinte no processo de seleção e informe-se de como pode conhecer o resultado final.
- Se pensar que é oportuno, pergunta quais as condições laborais (horários, tipo de contrato, salários, etc.)
- Não fume a menos que o entrevistador te ofereça essa possibilidade. Se lhe oferecerem uma bebida nunca escolha uma bebida alcoólica.
- Lembre-se que o culminar de todo o processo de seleção é a contratação e incorporação imediata no posto de trabalho
SELEÇÃO
Além da
carta de apresentação, do currículo e da entrevista pessoal podem
existir outras provas num processo de seleção orientadas para
determinar as tuas capacidades, atitudes e adequação ao posto de
trabalho oferecido. Habitualmente distingue-se entre:
- Provas profissionais: conduzidas para avaliar os seus conhecimentos, capacidades e atitudes para o trabalho a desenvolver e podem ser:
- De conhecimentos
- De capacidades.
- Testes psicotécnicos: São testes que servem para avaliar o potencial do candidato. Foram desenvolvidos para avaliar aptidões, interesses e valores profissionais e traços de personalidade, etc. São instrumentos normalizados e seguem uma mecânica definida. Costumam medir as seguintes aptidões:
- Inteligência geral
- Raciocínio abstrato
- Raciocínio numérico
- Capacidade espacial
- Fluidez verbal Capacidade sensorial
- Provas de grupo ou dinâmica de grupo: As dinâmicas de grupo pretendem avaliar o comportamento de um candidato perante determinadas circunstâncias concretas. Reune-se um grupo reduzido de candidatos a quem, sob o controlo de um ou vários supervisores, é sugerida a discussão de um tema apresentado, dentro de um certo limite de tempo. Medem-se as seguintes capacidades:
- Capacidade de liderança
- Defesa de ideias
- Capacidade de diálogo
- Capacidade de convencer, persuadir...
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